SOBRE O QUE NOS ATRAVESSA

A partir das inquietações sentidas nos últimos anos, na medida que vivenciamos os desmontes de nossa frágil democracia, temos nos movimentado em um projeto construído cuidadosamente, nos direcionando a estimular o pensamento social crítico.

O PROJETO TRANSVERSAIS tem como propósito fundamental proporcionar novos diálogos e abordagens sobre temáticas transversais em educação, aquelas que nos atravessam socialmente, como Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, Saúde, Trabalho, dentre outras questões que não se encontram autônomas nos currículos escolares, mas transversais junto a outras áreas do conhecimento.

O LÚDICO QUE FAZ A PALAVRA CIRCULAR

A escolha dos jogos se dá pela possibilidade de promover a circulação da palavra e dos muitos saberes e afetos trazidos pelas histórias individuais e coletivas. O jogo é uma ferramenta potencializadora das narrativas e temas da cultura, funcionando não só como fonte de informações, mas como recurso que permite aparecer a palavra falada, algo que se possa dizer e sentir sobre aquilo que nos atravessa. É uma oportunidade de encenar nossas relações mais básicas com o mundo. Assim como as cerimônias de passagem pelas quais marcamos os ciclos da vida e morte, ganhos e perdas, os jogos também são ações rituais que permitem encenações simbólicas e projeções afetivas e identificações. Os recursos lúdicos nos ampliam as possibilidades de pensar e sentir, como ocorre em filmes, contos de fadas, pintura, teatro, os jogos metaforizam algo que não acessamos, mas que pode ter alguma representação possível. A brincadeira com fundo de verdade é um bom caminho para se dizer algo.

SOBRE NÓS

Somos Aline Eiterer e Lívia Reis, mulheres inquietas com o mal estar de nosso tempo. Somos pesquisadoras sobre questões que envolvem Políticas, Gênero e Sexualidade sob perspectivas diferentes e complementares. Recorremos às nossas formações e experiências particulares e coletivas em Psicologia, Psicanálise e Direito em diálogos que criam sustentação para nossas construções individuais de trabalho e para este projeto desenvolvido de maneira tão entusiasmada não só por nossas mãos, mas de todas/os/es que estão conosco e quem ainda chegará.

ALGUNS OBJETIVOS

- Resgatar memórias de mulheres históricas brasileiras, como forma de promover a elaboração de vivências no presente, proporcionando a associação dessas histórias com as trajetórias de mulheres da população local;

- Ampliar a percepção na direção do que é subjetivo e paradoxal na história das mulheres, a fim de estimular a discussão sobre as verdades históricas para além do que é divulgado no senso comum;

- Utilizar a ludicidade como ferramenta para se trabalhar temáticas transversais em gênero e sexualidade em diversos espaços educacionais e sociais;

- Promover oficinas de capacitação a profissionais atuantes em dispositivos de acolhimento social e da educação básica, como forma de multiplicar a discussão sobre temáticas de gênero e sexualidade.